Cultura Café

 

Venha tomar um cafezinho nesta página para se atualizar sobre as notícias culturais do momento e fatos culturais históricos.

 

cultura russa

Луна-25 или Луна-Глоб

 

O lançamento da sonda Luna-25 é precursor para o retorno definitvo da exploração lunar e planetária da nação russa.

luna_25_lavochkin-1536x1179.jpg
Órbita de Transferência.JPG

Depois de mais de quatro décadas, a Rússia retornou à exploração lunar com o lançamento da Luna-25 (Luna-Glob).

 

O lançamento ocorreu no novo cosmódromo de Vostochny, no distante leste russo, na sexta-feira dia 11 de agosto às 8h10m hora local ou 10 de agosto às 23h10m horário de Greenwich (Tempo Universal). O lançamento contou com o foguete Soyuz 2.1b e com um terceiro estágio Fragata-M (Фрегат-М - "Fregat-M"), configuração padrão para as missões interplanetárias.

 

Na última etapa para entrar na órbita pré-pouso em preparação para a alunissagem no dia 21 de agosto 2023, a Luna-25 perdeu contato com a Central de Comando e, aparentemente, se chocou com a Lua por algum erro de parâmetro ou falha de algum equipamento. A próxima sonda destinada a exploração da Lua, Luna-26, está em desenvolvimento.

 

Atualização:

 

A Academia de Ciências da Russia determinou o local exato de impacto. A sonda se chocou com a Lua às 14h58m, horário de Moscou, em uma cratera com 42 km de diâmetro chamada Pontecoulant G (no polo sul lunar). O sistema de propulsão falhou em desligar após os 84 segundos necessários para colocar a sonda na órbita correta, mas continuou por 127 segundos no total.

 

Pontecoulant.JPG

O local de pouso da missão se localiza na região do polo sul lunar com o objetivo de pousar na cratera Boguslawsky. No entanto, mais dois lugares próximos também são considerados como locais possíveis na trajetória de pouso: Crateras Pentland e Manzinus. O pouso está previsto para ocorrer no dia 21 de agosto e poderá ser a primeira missão a pousar no polo sul lunar.

Luna expeditions.png
Luna 25 Pouso.JPG

Luna-25 carrega oito instrumentos para operação em superfície incluindo detectores de neutrons e raios gama, espectômetro infravermelho com câmera de TV para acompanhar e examinar o solo lunar (regolito) que será escavado por um braço robótico de 1,6 metros. Outros instrumentos e experimentos incluem um laser retro reflexivo analisador de ionização de massa e um sensor panorâmico para medir íons e partículas de pó na tênue exosfera lunar.   

 

Entre outros objetivos, estes instrumentos poderão fornecer evidência adicional sobre a existência de água em forma de gelo na região polar, confirmando os indícios observados por satélites americanos e indianos na órbita lunar.

 

A missão da sonda Luna-25 durará um ano. Apesar da sonda e seus instrumentos serem energizados com o auxílio de painéis solares, a sonda ainda conta com um pequeno gerador termoelétrico de radioisótopo de plutônio para poder sobreviver durante as longas noites lunares.

 

Cratera Zeeman.jpg

Esta é aprimeira foto enviada pela Луна-25 desde que entrou em órbita lunar. Cratera Zeeman se localiza no polo sul, mas no lado oculto, invisível para observadores terrestres. Esta cratera é de grande interesse para os pesquisadores devido aos 8 quilômetros entre a borda e o fundo plano da cratera.

O foguete icônico Soyuz, com seu design único e singular, por mais de 50 anos, representa a maestria e genialidade da engenharia e tecnologia russa.

 

Montar seu modelo em papel é um projeto interessante e lúdico para fazer com as crianças, modelo de papel que pode ser impresso em impressoras coloridas no formato A4. 

 

Vários modelos, inclusive os foguetes e espaçonaves russas (Soyuz-TMA), podem ser baixados gratuitamente dos sites abaixo.

Soyuz2.jpg

Curiosidade

 

Você sabia que a Lua é tão preta quanto um carvão?

 

A Lua absorve 93% da luz solar recebida, refletindo para o espaço apenas 7%!

 

Imagine: se a Lua fosse branca o que aconteceria nas noites de Lua cheia?

 

 

Para aqueles que não conhecem a banda "Kim and Buran" de São Petersburgo:

"Space" (The Final Frontier)